Para mensurar e analisar os resultados, há diferentes métricas, ou seja, sistemas, mapas e dados com técnicas que contribuem para a obtenção de dados mais precisos.

Os provedores que armazenam dados, normalmente dispões de várias alternativas para métricas, assim como as plataformas de redes sociais, as tem.

Veja quais são algumas delas:

Visitantes Únicos

Quantos visitantes acessaram o seu site ou blog em um determinado período de tempo.

Sessões

Interações, como cliques e páginas visitadas, de cada visitante.

Novas Sessões

Essa é outra métrica semelhante à anterior, com a diferença que mesmo sendo um só visitante, conta-se como uma nova sessão se ele voltar a sua página 30 minutos depois. Essa atitude indica alto poder de atração.

Tipo de tráfego

É a origem da visita, podendo ser orgânico, por meio dos mecanismos de busca, ou de campanhas pagas, o que vai depender dos canais utilizados.

Taxa de Rejeição

Porcentagem de visitantes que apenas entram no site e logo saem, sem realizar interações.

Retorno Sobre Investimento

Também chamado de ROI consiste na diferença entre a soma das despesas com o marketing digital e o valor ganho com as conversões resultantes das ações online. O ganho deve ser maior para que o seu negócio não tenha prejuízo.

Custo de Aquisição de Clientes

Indicado pela sigla CAC, serve para identificar quanto a sua empresa gasta para conquistar cada cliente. Para ter um resultado positivo, o custo deve ser menor do que se gasta com marketing digital com cada cliente.

Existem muitas formas de medir estes dados. É preciso se dedicar ao assunto para evitar fazer investimentos que não dão o devido retorno.

Essas são apenas algumas métricas existentes para mensurar os resultados das ações de marketing digital promovidas pela sua empresa. Além disso, é importante avaliar quais delas podem ser usadas pelo seu negócio.